Encontro das Águas Joia rara de Manaus

Encontro das águas

Encontro das Águas Joia Rara de Manaus,  um dos atrativos turísticos do Amazonas mais famoso do mundo.

Encontro das Águas, fenômeno que ocorre na confluência de rios e seus tributários em várias parte da Amazônia. Mas aqui vou falar sobre o Encontro das Águas que se dá entre os rios Negro e o Solimões distante a 10 KM da cidade de Manaus. No encontro a água preta do Rio Negro e a barrenta do Rio Solimões não se misturam.

Segundo as pesquisas que fiz, isso acontece por porque a água do Rio Negro tem composição, temperatura, densidade e velocidade de sua correnteza diferente da água do Rio Solimões. O Rio Negro corre em torno de 2 km/h com temperatura média de 28ºC, com alto grau de acidez, enquanto o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h, com temperatura média de 22ºC, bem mais frio de que o Rio Negro.


Encontro das águas

No ponto do encontro, a profundidade é de 90 metros e 9,6 KM de largura. De onde os dois rios se encontram, juntos percorrem cerca de 4,5 milhas rio abaixo sem se misturarem, daí em diante, a água preta vai perdendo força e a barrenta assume sua posição de vencedor formando a partir daí o famoso Rio Amazonas com esse nome corre até desembocar no Oceano Atlântico. 

O melhor período de visitar esse fenômeno é de Janeiro a Julho, porque nesse período o Rio Negro está cheio e o passeio pode ser estendido à outros atrativos que estão em seu entorno.

Encontro das Águas, pela sua excepcionalidade do fenômeno e seu alto valor paisagístico no dia 5 de novembro de 2010 foi tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN) como patrimônio cultural brasileiro.

Passeio ecológico em Manaus
Encontro das Águas

O Encontro da Águas é uma parada obrigatória para os turistas que visitam Manaus. Porque além de conhecer o fenômeno, poderão também apreciar a grandeza do Rio Amazonas, maior rio de água doce do mundo em extensão e em volume de água, nome dado a partir desse encontro.

O passeio para este lugar é fácil de encontrar e contratar, tem agências de turismo na cidade que tem roteiro para este local. Geralmente o pacote incluem outras atrações, como pesca artesanal do pirarucu, visita a comunidades ribeirinhas ou indígenas, interações com botos e trilha aquática nos igapós e observação à famosa planta aquática vitória-régia.

Encontro das águas balsa que faz travessia dos rios

Outra opção totalmente gratuita, é navegar nas balsas que partem do porto da Ceasa do lado de Manaus banhada pelo Rio Negro, navegam até a Vila do Careiro na outra margem do lado direito do Rio Solimões. As balsas fazem essa travessia transportando cargas, veículos e pessoas. Nas balsas há um espaço reservado para as pessoas, portanto é muito legal.


Porto da Ceasa

Aos que vierem por via fluvial, passarão por ela ao se aproximarem de Manaus e poderão apreciar esta beleza rara, e os que vierem por via aérea, só os que estiverem do lado da janela do avião poderão contemplá-la lá de cima. 

Quando você vir à Manaus, reserve um espaço em sua agenda ou inclua este passeio em seu roteiro, vale a pena conhecer. Recomendo.

Se você gostou da postagem, compartilhe com seus amigos, não deixe de dar sua opinião ou sugestão no contato.


Meu contato: Dario

  


 dariobatistadossantos@gmail.com

Ou informações aqui.










0 comments: