Ecoturismo no médio e alto Rio Negro-AM

Ecoturismo no alto Rio Negro, viajar à região,  conhecer as belezas naturais que compõe o ecossistema da região, sua diversidade cultural, formada pelas etnias ribeirinhas e indígenas é prazeroso.


Os atrativos naturais de fácil acesso são as belas praias, os pedrais, o rio de água escura e branca, as cachoeiras, as serras e os rios afluentes. A região é formada pelos Municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.


ecoturismo no médio e alto rio negro
Cidade de Barcelos - foto crédito: prefeitura de barcelos

O destino de nossa viagem é o Município de Barcelos, muito conhecida pelos praticantes da pesca pesportiva, pois a região, segundo o Ministério do Turismo possui a maior quantidade de peixe da espécie "Tucunaré-Açu" no Brasil

A cidade localiza-se à margem direita do Rio Negro, a uma distância aproximada de 500 KM da capital Manaus por via fluvial e 396 em linha reta por via aérea.

ecoturismo no médio e alto rio negro
Tucunaré-Açu Barcelos-AM

O ecoturismo, é um potencial ainda pouco explorado, mas os que veem à região, conhecem de perto as belezas naturais e culturais que existe no Município.

Alguns atrativos naturais que devem ser visitados são: O Parque Nacional do Jaú; Parque Estadual Serra do Aracá, onde está a famosa cachoeira do Eldorado com que d'água de 400 metros de altura, o Abismo Guy Collet (Caverna mais profunda do Brasil) e o Arquipélago fluvial de Mariuá com mais de 700 ilhas, são lugares que atraem muitos visitantes.

Entretanto há várias opções de passeios, dependerá tão somente da vontade do visitante e do agente de turismo, os quais poderão ser direcionados aos atrativos naturais de fácil acesso existentes no Município, como visita aos rios afluentes Preto e Padauri e outros de menor porte e o arquipélago de Mariuá. No percurso existem várias comunidades ribeirinhas e indígenas locais.


Ecoturismo no médio e alto Rio Negro
Rio Negro
Antes de navegarmos em direção ao nosso destino, vamos conhecer um pouco o Rio Negro. A foto acima mostra a foz do rio, que desemboca no Rio Amazonas, podemos ver que é um rio bastante grande. O encontro desses dois rios, gera o fenômeno natural que conhecemos como o Encontro das Água

O Rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, o mais extenso rio de água negra e segundo em volume de água do mundo, atrás somente do Rio Amazonas. Nasce na Colômbia, na serra Junai com o nome de Guainia, no Brasil percorre aproximadamente 1.700 KM, possui vários afluentes, os maiores são os rios: Uaupés e Branco. Em sua calha localizam-se os municípios de Manaus, Novo Airão, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. 

Todo ano, com degelo dos Andes e a estação das chuvas da região Amazônica, o nível do rio sobe alcançando seu nível máximo entre os meses de junho e julho, daí dá-se abaixa do rio até meados de novembro, quando começa de novo o ciclo da cheia.

As águas pretas do Rio Negro e de muitos de seus afluentes, como o de Rio Preto no Município de Barcelos, possuem valores de pH entre 3,8 e 4,9, sendo portanto ácidas. Isso acontece devido a grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas vindas dos solos arenosos adjacentes ao rio. Essa cor é resultado dos húmicos e fulvicos resultantes da decomposição dos húmus no solo que são lentamente transportados para o rio.

Além das belezas naturais que compõe seu ecossistema, vivem ainda nessa região,  ribeirinhos e vinte e três etnias indígenas. 

Ecoturismo em Barcelos-AM

A viagem para a região é feita de barco recreio, ou de lancha rápida, conhecida também como "expresso e ajato". Tem inicio e fim na cidade de Manaus, isto porque, todos barcos saem do Porto de São Raimundo, localizado no bairro de São Raimundo em Manaus-AM todas às sexta-feira das 13:00 horas e 18:00 horas e a chegada se dá no mesmo local. 

O valor da passagem varia, depende do local de destino e do tipo de transporte (de barco recreio ou lancha rápida).




A viagem que farão comigo será de barco recreio como já foi dito, nosso destino será a cidade de Barcelos. Viajaremos juntos com outros passageiros, a viagem dura em média 32 horas. A dormida será em rede, portanto para quem nunca dormiu nela, será uma experiência boa, com isso descobrirá como os povos da região sentem ao usufruírem desse conforto.


Ecoturismo no médio e alto Rio Negro

O barco recreio não pára em qualquer lugar, suas paradas são na Vila do Carvoeiro e na Vila de Moura, que dura o suficiente para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias.

Entretanto no percurso, veremos muitas atrações naturais. Logo ao embarcar no barco, já começa a emoção, além das águas escuras do rio, logo à frente está a Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida popularmente como Ponte Rio Negro. No percurso o barco passará pelo arquipélago de Anavilhanas e de Mariuá, foz do Rio Branco, vila de Carvoeiro e de Moura. Momento único, ver e conhecer a beleza da biodiversidade intacta. Aproveitar para fotografar, filmar e perguntar ao guia os significados ou tirar qualquer dúvida.



Ecoturismo no médio e alto Rio Negro

O barco ao passar também dentro do Arquipélago de Anavilhana, dentre muitas belezas, como praias e muitas ilhas, emoção, de ver tantas belezas naturais ainda quase intocável pelo homem. Das milhares de ilhas existente no arquipélago, a maior delas, é a Ilha de Anavilhana, de tão grande que é, o barco levará mais ou menos 4 horas para percorrê-la de ponta a ponta.

Ecoturismo no médio e alto Rio Negro

A emoção continua, durante o percurso da viagem teremos oportunidade de ver várias paisagens como esta da foto acima e a da foto abaixo. A região mostra aos visitantes as belezas naturais que só as pessoas que gostam de apreciar a natureza e aventureiras como vocês tem o prazer de ver e registrar tudo isso.

Ecoturismo no médio e alto Rio Negro

O que fazer em Barcelos 

Antes de falar o quê fazer, aconselho as pessoas que venha à Barcelos a partir do mês de outubro, porque é o período que o rio Negro começa a secar e as praias começam aparecer.

Ao chegar à Cidade, há vários hotéis e pousadas com preços de diárias variadas, é só escolher um.

Barcelos é uma cidade histórica, foi a primeira capital do Estado do Amazonas, portanto existe vários prédios e histórias interessantes sobre a Cidade. Sua população é multi-étnica, muita hospitaleira, ao chegar, percebe-se logo.

No quesito lazer, é só travessar o Rio Negro e tomar banho na Praia Grande que fica do outro lado do rio em frente a cidade, a travessia é feita por voadeiras, conhecidas também como "bandeirinha" o preço varia, mas não é caro. Os que não quiserem ficar lá, podem ir para outros lugares, tem muitas outras praias e ilhas exuberantes.

Canoa e o remo de madeira, é o meio de transporte de curta distância dos moradores, é uma opção que o visitante tem de passear em canoas e quem sabe aprender remar. Outra opção é passear em canoa equipada com motor rabeta. Tem muitas pessoas da cidade que freta esse tipo de transporte.

A gastronomia é diversificada, mas a dominante mesmo são os pratos baseados nos peixes regionais. Como pratos feitos com peixe tucunaré, aracú.

Açaí, acredito que muitos já conhecem e tomaram, mas lá tem o diferencial, tudo é artesanal, o açaí é tomado na cuia com farinha de tapioca ou só com farinha, sem nenhuma mistura, degustação natural.

Ecoturismo no médio e alto Rio Negro


Os que quiserem poderão visitar os atrativos turísticos e as comunidades ribeirinhas e indígenas que ficam nos rios Preto, Padaueri e rios menores. Há na cidade pessoas e agência de turismo que fretam voadeiras com pessoas treinadas e conhecedoras da região. Muitos já inclui no valor, alimentação completa.


Ecoturismo para Barcelos-AM

As praias exuberantes, parece que você está no caribe, a diferença que Barcelos está dentro da maior floresta tropical do mundo e seu interior ainda intacta, se anda quilômetros sem encontrar ninguém, só os animais e a natureza.


Ecoturismo no médio e alto Rio Negro
Praias paisagem típica do Rio Negro


Excursão de ecoturismo em Barcelos-AM
Pedral

O retorno

Para retornar à Manaus, os procedimentos são os mesmos, embarcar no barco recreio com destino à Manaus. 

Porque fazer?
  • Como já foi dito acima, a região é uma das poucas ainda intocadas do Brasil;
  • Momento único, interagir com moradores das comunidades indígenas e ribeirinhas visitadas;
  • Tomar banho em praias desertas, é quase estar em um paraíso;
  • Andar de canoa, pescar tucunaré ou pernoitar nas praias e observar os animais silvestres;
  • Degustar pratos típicos da região.

O que levar
  • Mochila pequena para as atividades;
  • Protetor solar;
  • Repelente;
  • Boné;
  • Tênis ou bota
  • Roupas leves;
  • Roupas para banho;
  • Toalha pequena para banho;
  • Capa de chuva;
  • Câmara fotográfica;
  • Medicamentos de uso pessoal suficiente.

ALGUMAS FOTOS DOS ATRATIVOS NATURAIS, DA CULTURA E DA CULINÁRIA DA REGIÃO

Ecoturismo no médio e alto Rio Negro


Ecoturismo para Barcelos
Paraná, paisagem típica da região



Ecoturismo no médio e alto Rio Negro



Foz do Rio Negro



Pacote de ecoturismo no médio e alto Rio Negro


Culinária indígena



Ecoturismo no médio e alto Rio Negro


Se você gostou, compartilhe com amigos, dê sugestões e opina, sempre respondo.

Informações completas com Dario



dariobatistadossantos@gmail.com


Ou através do nosso contato aqui











0 comments: