Manaus, fragmentos históricos e seus encantos turísticos.


Rua Bernardo Ramos

Manaus, fragmentos históricos e seus encantos turísticos. Ao vir à Amazônia para conhecer seus encantos naturais e culturais, com certeza o ponto de partida será a partir da Cidade de Manaus.

Esta postagem foi elaborada para ajudar os leitores a conhecer um pouco da história da Cidade de Manaus, nela darei ênfase, o período de sua fundação, as primeiras construções e onde elas aconteceram, e o que hoje representam para cidade. 

A Cidade de Manaus surgiu com a construção do forte São José do Rio Negro no dia 24 de outubro de 1669. Foi elevada a categoria de vila em 1832 com o nome de Vila da Barra, e em 24 de outubro de 1848 foi elevada à categoria de cidade com o nome de Cidade da Barra de São José do Rio Negro, em 4 de setembro de 1850 foi elevada a categoria de província recebendo o nome de Cidade da Barra. Só a partir de 04 de setembro de 1856 passou-se chamar Cidade de Manaus em homenagem à tribo indígena Manaós que habitavam à região.

Destaque para Rua Bernardo Ramos, (foto acima) segundo a história,  foi onde tudo começou


Rua bernardo Ramos
 Rua Bernardo Ramos - Prédio Arquivo Publico- foto de Dario 11/2018


 Arquivo Público do Estado do amazonas, órgão criado pelo artigo 29 do Decreto nº 184, de 19 de agosto de 1897. O ato foi assinado pelo Governador Fileto Pires Ferreira. O prédio que pertence ao casario antigo do centro da cidade, formando a paisagem bucólica da Manaus que, um dia, viveu momentos de pura exuberância e poder econômico, resultado dos lucros da exportação do látex, matéria-prima da borracha, retirado da floresta amazônica.

Manaus, fragmentos históricos
Foto do Prédio Paço Municipal

O prédio do Paço da Liberdade, conhecido também como Paço Municipal, cuja fachada é considerada uma das últimas representações da arquitetura neoclássica no Brasil. Foi erguido durante a segunda metade do século XIX e ampliado em 1905, Após sua conclusão, se transformou na sede do Palácio do Governo. 

Conhecido primeiro como Paço Municipal e, depois como palácio dos governantes, foi sede do governo do Amazonas tanto da época de Província quanto após a proclamação da República. Foi ainda, residência oficial dos presidentes provinciais (1874-1889) e dos governadores (1889-1917).

A partir de 17 de abril de 1971, passou ser a sede da Prefeitura de Manaus. Em 1956 o Paço Municipal passou a ser considerado parte integrante do Patrimônio Histórico do Município de Manaus pela Lei nº 565 de 26 de maio  do mesmo ano, no ano seguinte teve sua denominação alterada para Paço da Liberdade.

Rua Bernardo Ramos
Final da Rua Bernardo Ramos - Foto de Dario - 11/2018
Como é cultural no Brasil de colocar nome de rua em homenagem a uma pessoa conhecida, ou importante da cidade, a rua em questão, seguiu esse trâmite cultural. A antiga Rua de São Vivente, mudou de nome, passou-se chamar Rua Bernardo Ramos em homenagem ao arqueólogo e fundador do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas o Senhor Bernardo de Azevedo da Silva Ramos.

Foto: Paço da LIberdade foi sede de vários governos pretéritos.
Paço Municipal foto de Dario
A foto acima foi tirada ano passado (11/2018) depois da reinauguração. Só para os leitores que ainda não passaram por lá, quero dizer que o prédio Paço da Liberdade, ou Paço Municipal como também é conhecido, passou por uma profunda reforma e foi entregue a população manauara no dia 11 de abril de 2013.

Foto do Paço da Liberdade
Prédio Paço da Liberdade agora é Museu da Cidade de Manaus - Foto de Dario
Depois da reforma o prédio se transformou em Museu da Cidade de Manaus, onde fica as exposições permanentes de objetos históricos, artísticos e culturais, que contam a história da Cidade. Para visitar o Museu, o endereço completo é: Rua Gabriel Salgado, esquina com a Rua Bernardo Ramos, em frente a Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus. 
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada às 16h20), o que é legal que a entrada é gratuita.

PRAÇA DOM PEDRO II
Praça Dom Pedro II 1850
Praça Dom Pedro II século XIX Fonte:idd.org.br

 PRAÇA DOM PEDRO II uma das duas praças que se originaram da separação do antigo largo do pelourinho, continuou a ser chamada por esse mesmo nome pelo menos até a década de 1856, porque era em sua área central que existia o pelourinho. E em seguida foi denominada de Largo do Quartel, devido o Quartel de Polícia ficar bem em frente do largo.

Praça Dom Pedro II
Coreto de ferro fundido-Praça Dom Pedro II foto de Dario 11/2018
Entre os anos de 1878 e 1882, recebeu calçamento, instalação de banco e a construção de dois muros em seu entorno. Em maio de 1887, o presidente da Província, Conrado Jacob Niemeyer, ordenou a transferência do Coreto que estava instalado no Passeio Público para essa praça, o que ocorreu, somente em fevereiro do ano seguinte, quando houve também o calcetamento de sua área com mármore importado de Lisboa. 

Em 11 de novembro de 1890, na administração do superintendente municipal José Carlos da Silva Teles aprovou-se o projeto do intendente Pedro Guilherme Alves da Silva que sugeria a mudança de denominação para Praça da República, em homenagem ao primeiro aniversario da Proclamação da República do Brasil.

Praça Dom Pedro II
Praça Dom Pedro II em 1893 ainda estava com o gradil. fonte:idd.org.br
Quatro anos depois o logradouro ganhou um novo jardim e uma fonte em bronze. A Praça passou a ser administrada pela superintendência Municipal a partir de 10 de maio de 1897. As grades que cercavam os jardins, fora retiradas em 1907 e instaladas, quatro anos mais tarde, na entrada sul do Mercado Público, atual Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no lado que dá para o Rio Negro.

Na década de 20, o poder municipal mudou o nome da Praça da República por três vezes: Em 30 de outubro de 1923 para  Praça Desembargador Rêgo Monteiro, em 6 de agosto de 1924 para Praça da Redenção, e em 26 de novembro de 1924 para Praça General Menna Barreto. Sua denominação atual, Praça Dom Pedro II, foi oficializada pela Lei Municipal 1.316, de 22 de outro de 1925, ano de comemoração do centenário de nascimento do último imperador do Brasil.

Em seus arredores construíram-se vários imóveis de grande relevância histórica como Quartel Militar, Hotel Cassina, o Paço Municipal ou Paço da Liberdade, a Cadeia Velha, que foi demolida após um incêndio e no lugar foi construído o Palácio Rio Branco, Éden Teatro, já destruído, o primeiro edifício construído em Manaus, erguido na década de 50 para abrigar apartamentos residenciais, e que depois foi ocupado pelo Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas - IAPETEC, hoje Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. 

Hotel Cassina foto de Dario 11/2018

Hotel Cassina, situado na antiga Praça da República, atual Praça Dom Pedro II. O nome é em homenagem seu primeiro proprietário o italiano Andréa Cassina, iniciou suas atividades em primeiro de setembro de 1897. Devido ao declínio da economia em Manaus, o estabelecimento que outrora frequentado pelos barões da borracha, transformou-se em uma hospedaria e casa de jogos. De cassina, o hotel passou a ser chamado  de Cabaré Chinelo. Atualmente o prédio encontra-se em ruínas como mostra foto acima.

Memorial da praça Dom Pedro II
Placa memorial da Praça Dom Pedro II-Sítio Arqueológico pré-colonial

A Praça passou por várias reformas ao longo de suas existência, em 2003, durante as obras que estavam realizadas neste logradouro, descobriu-se um sítio arqueológico com urnas funerárias indígenas. Em 2008, parte da área desta Praça foi interditada para a recuperação do coreto e do chafariz, ambos em ferro fundido.

Chafariz Dom Pedro II
Chafariz-Praça D. Pedro II foto de Dario 11/2018
O chafariz, a base da fonte é decorada com figuras que representam seres marinhos com tridentes, mais acima, carrancas e em destaque quatro figuras femininas, cada uma com símbolos que a diferenciam. Este modelo de chafariz eram comuns no final do século XIX.

Localização: Centro histórico de Manaus
Endereço: Início da Avenida Sete de Setembro

Manaus - Metrópole da Amazônia
Manaus, hoje com mais de dois milhões de habitantes, possui um distrito industrial com várias empresas produzindo produtos de várias marcas, muitas conhecidas mundialmente, um centro comercial bem ativo, shoppings espalhados em várias zonas da cidade e um povo hospitaleiro.

Metrópole da Amazônia

Manaus atual capital do Estado do Amazonas, teve seu desenvolvimento atrelado a fatores econômicos que deram-lhe grandes visibilidades no cenário mundial e nacional, como o do início do século XX, conhecido como "Época áurea da Borracha", nesse período a cidade se transformou, em uma cidade da floresta com estilo europeia/francesa.
Zona Franca de Manaus
Foi período econômico que aconteceu em Manaus à partir da década de 1960. Para cultura não foi muito bom, houve propriamente a descaracterização do panorama arquitetônica tributo deixado pelos europeus da época áurea da borracha. Aqui cito a demolição de alguns que presenciei: Cine Guarani, Odeon, Hotel Jangada.

Mesmo com demolições e descasos, Manaus ainda possui um centro histórico, formado por monumentos que ao vê-los, faz-nos viajar no tempo e sonhar, pensar como viviam nossos antepassados. Abaixo estão alguns prédios tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico cultural.


Teatro Amazonas
Teatro Amazonas - patrimônio cultural da humanidade
Teatro Amazonas é talvez o cartão postal mais conhecido, em estilo neoclássico, está localizado no centro de Manaus. Inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o ciclo da borracha. Sua construção, foi uma necessidade de as famílias abastadas da época de ter um lugar onde pudessem assistir apresentações de grandes companhias de espetáculos estrangeiras.

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas - foto: Dario/112018
O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa e hoje é o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas, tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN em 1966. 

Ao vir à Manaus não deixe de visitá-lo para conhecer um pouco da história desse monumento, que é contato à risca pelo guia do teatro. Aberto de terça à sábado de 9h às 14h, na entrada é paga uma taxa simbólica.

Museu Palacete Provincial - Praça Heliodoro Balbi
Palácio Provinciano
Palacete Provincial fica em frente à praça Heliodoro Balbi, conhecida também como praça da polícia. Atualmente é um museu, que abriga o museu de som e imagem, exposição de arquelogia Amazônica, Museu Tiradentes e fragmentos da história local.
Onde está localizada Manaus
Manaus está localizada no centro da maior floresta tropical do mundo, na confluência dos rios Negro e Solimões, conhecida mundialmente pelo seu potencial turístico, tendo segmentado o ecoturismo e o turismo de pesca.

Rio Amazonas
Rio Amazonas - conhecido também como rio mar
Conhecido como o maior rio do mundo em extensão  e em volume de água, nasce no Perú. No seu percurso muda de nome sete vezes. Ao entrar no Brasil até a foz do rio Javari passa a se chamar Amazonas, do Javari até a foz do Rio Negro, chama-se de Solimões. A partir daí volta a se chamar Amazonas.

Foz do Rio Negro
Rio Negro, o colossal
Rio Negro nasce na Serra do Junai - Planalto Colombiano, suas águas são escuras, a luz solar que penetra não mais que 5 m, desemboca no Rio Amazonas, misturando ambos as águas. Do encontro dos dois rios, surge o famoso fenômeno natural encontro das águas.

Encontro das Águas
Encontro das Águas
O Encontro das Águas é um espetáculo de rara beleza. Distante a 10 km de Manaus. Ao visitar a Amazônia, não deixe de conhecer esta raridade de beleza natural, vale a pena, fica o convite!
Como chegar à Manaus
Para chegar à Manaus, o meio de transporte mais usado é o aéreo, todas as empresas de aviação comercial fazem uma parada aqui. O aeroporto Internacional Eduardo Gomes, recebe voos internacionais e nacionais.

Transporte Fluvial

Barco recreio
Barco recreio - transporte de passageiros
Outro meio de transporte muito usado também é o fluvial, subindo o Rio Amazonas vários cruzeiros de turismo internacional e nacional chegam à Manaus trazendo milhares de turistas todo ano. 

De Manaus muitos seguem viagem para outros países vizinhos, outros retornam. Aqui em Manaus, os turistas veem de perto o que eles ouvem, ou leem sobre a região e Manaus, geralmente passam em média três dias. Para conhecer melhor a Cidade, aconselho passar pelo menos sete dias.

Manaus é uma cidade cosmopolita sua população foi constituída da miscigenação de vários povos que aqui chegaram e construíram famílias tendo como base os povos indígenas que aqui viviam. Com ele trouxeram seus costumes e cultura de seu país por isso Manaus é uma cidade rica em sua diversidade cultural.

Mercado Adolpho Lisboa, conhecido também como mercadão de Manaus. Sua construção foi inspirado no Mercado Municipal de Les Halles de Paris.

Na próxima postagem vou falar mais sobre o centro histórico de Manaus. Quero dizer à todos, que escrevi de uma maneira fácil de entender, pensando sempre em você leitor.

Compartilhe
Se você gostou desse posts, clique nos links abaixo e recomenda-o para mais pessoas!

Dúvidas e comentários

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, clique aqui e deixe seu comentário sobre o blog.

Se preferir fale conosco:

 

dariobatistadossantos@gmail.com













0 comments: